terça-feira, 24 de novembro de 2009

Personalidade Artistica do sec. XX: Paul Cézanne


Paul Cézanne, cujo trabalho forneceu as bases da transição das concepções do fazer artístico do século XIX para a arte radicalmente inovadora século XX. Cézanne pode ser considerado como a ponte entre o impressionismo do final do século XIX e o cubismo do início do século XX.

A frase atribuída a Matisse e a Picasso, de que Cézanne "é o pai de todos nós", deve ser levada em conta.
Paul Cézanne criou um estilo próprio, influenciado por Delacroix. Introduziu nas suas obras distorções formais e alterações de perpectiva em benefício da composição ou para ressaltar o volume e peso dos objetos. Concebeu a cor de um modo sem precedentes, definindo diferentes volumes que foram essenciais para suas composições únicasVários períodos foram definidos na vida e na obra de Cézanne.
Cézanne criou centenas de pinturas, algumas das quais alcançaram altos preços no mercado de arte, nos últimos anos.Um dia, Cézanne foi surpreendido por uma tempestade enquanto trabalhava em campo aberto. Após trabalhar durante duas horas debaixo de chuva, que decidiu ir para casa.No dia seguinte, pretendia continuar o seu trabalho, mas estava muito fraco e acabou por desfalecer. Foi colocado numa cama, de onde nunca mais levantou. Morreu alguns dias depois, a 22 de outubro de 1906, de
pneumunia. Foi enterrado num antigo cemitério na sua amada cidade natal.

Dilmara keylla

Nenhum comentário:

Postar um comentário